Caros Apreciadores das ICT and Science Teaching sejam muito Bem-Vindos

Caros Apreciadores das ICT and Science Teaching sejam muito Bem-Vindos

terça-feira, 11 de maio de 2010

ICT improving Science Teaching - Why, When, Where and How. Texto de Francisca Carvalho

Actualmente, pela utilização generalizada das ferramentas informáticas, a nível global, os cidadãos têm vindo a ser, veementemente, convidados a dominar as novas tecnologias, sendo que a elevada quantidade de informação disponível só é útil àqueles que sabem apropriar-se dela de modo a construir conhecimento. Neste contexto, a comunidade educativa actual é continuamente confrontada com o enorme desafio de aprender/ensinar a construir conhecimento a partir da informação disponível. É, portanto, urgente que os professores se adaptem às mudanças, que saibam acompanhar os alunos, membros integrantes da geração digital, recorrendo às TIC para tornar o ensino mais atractivo, desafiante e actualizado devido às suas elevadas potencialidades pedagógicas (Pereira, 2008).
A construção do conhecimento é potenciada através de actividades diversificadas, sendo as TIC instrumentos incomparáveis porque reúnem simultaneamente o texto, a imagem, a cor, o som e múltiplos efeitos visuais e sonoros que estimulam os alunos (Pereira, 2008). No entanto, as TIC per se não ensinam, estando o sucesso da sua integração no processo de ensino e aprendizagem dependente do seu enquadramento em estratégias de ensino fundamentadas e orientadas para propósitos pedagógicos claros. A utilização das TIC no ensino das ciências tem-se revelado frutuosa porque, por um lado, entusiasma, motiva e desperta nos alunos o gosto pela ciência (Martinho & Pombo, 2009; Pereira, 2008), e por outro, prepara os alunos para a plena integração numa sociedade dominada pela tecnologia (Pereira, 2008).

Referências bibliográficas

Martinho, T. & Pombo, L. (2009). Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais – um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 8 (2), 527-538. [online] [consult 11-05-2010]. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen8/ART8_Vol8_N2.pdf

Pereira, R. I. de J. (2008). Reanimar a Física - O Ensino Presencial com as ferramentas do EAD. Tese de Mestrado, Universidade Aberta, Lisboa. [Online] [consult 11-05-2010] Disponível em: http://repositorioaberto.univ-ab.pt/bitstream/10400.2/1325/1/reanimarfisica.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário