Caros Apreciadores das ICT and Science Teaching sejam muito Bem-Vindos

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terça-feira, 11 de maio de 2010

ICT improving Science Teaching - Why, When, Where and How.Texto de Francisca Carvalho

As TIC são um suporte muito significativo e benéfico para o ensino das ciências porque: motivam os alunos, estes envolvem-se com mais interesse nas actividades, mantendo-se concentrados por mais tempo; promovem o acesso a grande variedade de recursos de elevada qualidade, actualizados e relevantes para o ensino das ciências; complementam os recursos convencionais; permitem a visualização e a manipulação de modelos complexos, de imagens tridimensionais, favorecendo a compreensão dos conteúdos científicos; auxiliam os professores a melhorar o ensino, diversificando os materiais e o modo como os mesmos são aplicados; facilitam, mediante a utilização do computador, a realização de tarefas repetitivas o que permite poupar tempo (Derek, 2002). O sucesso das TIC no processo de ensino-aprendizagem está dependente da qualidade pedagógica patente na estruturação do conteúdo e no desenho da interface, sendo imprescindível aliar a riqueza dos conteúdos aos aspectos técnicos e aos aspectos pedagógicos (estratégias de motivação e cognitivas apropriadas, o bom desenho das interfaces a utilizar, etc.), por outro lado, a sociedade da informação e do conhecimento está-se a converter no U-Mundo – onde as comunicações sem fios, a abundância e a miniaturização dos dispositivos electrónicos tornam o uso das TIC ubíquo e transparente – no qual muitos aspectos do ensino-aprendizagem serão simplificados (Lima & Capitão, 2003). A promoção do ensino mediante a utilização das TIC assenta na capacidade de dar resposta a desafios de ordem pedagógica, organizacional e tecnológica; novos modos de utilização das TIC deverão ser inventados. Uma das mais recentes, inovadoras e promissoras invenções é learning object – ferramenta/recurso electrónico que pode ser utilizado, reutilizado e redesenhado em diferentes contextos, para diversos propósitos e por diferentes actores (Organization for Economic Co-operation and Development, 2005; Pereira, 2008). Independentemente do recurso às TIC na sala de aula, elas estão a mudar as experiências de aprendizagem dos alunos porque lhes permitem maior flexibilidade de participação e acesso à informação, sem constrangimentos de tempo e espaço (Organization for Economic Co-operation and Development, 2005).


Referências bibliográficas

Derek, D. (2002). ICT in Support of Science Education A Practical User’s Guide. Editor John Holman. York: University of York Science Education Group

Lima, J. R. & Capitão, Z. (2003). E-learning e E-conteúdos. Aplicações das teorias tradicionais e modernas de ensino e aprendizagem à organização e estruturação de e-cursos. Lisboa: Centro Atlântico, Lda.

Organization for Economic Co-operation and Development (2005). E-learning in Tertiary Education WHERE DO WE STAND? Paris: OECD Publishing

Pereira, R. I. de J. (2008). Reanimar a Física - O Ensino Presencial com as ferramentas do EAD. Tese de Mestrado, Universidade Aberta, Lisboa. [Online] [consult 11-05-2010] Disponível em: http://repositorioaberto.univ-ab.pt/bitstream/10400.2/1325/1/reanimarfisica.pdf

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