Caros Apreciadores das ICT and Science Teaching sejam muito Bem-Vindos

Caros Apreciadores das ICT and Science Teaching sejam muito Bem-Vindos

terça-feira, 11 de maio de 2010

Blog - an ICT tool improving Science Teaching. Texto de Francisca Carvalho

Artigo seleccionado
Martinho, T. & Pombo, L. (2009). Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais – um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 8 (2), 527-538. [online] [consult 11-5-2010]. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen8/ART8_Vol8_N2.pdf

No artigo é descrito um estudo de caso de natureza mista, qualitativo e quantitativo, implementado na Escola Pedro Teixeira (Cantanhede), numa turma de 7º ano de escolaridade, do Ensino Básico, com o objectivo de analisar as potencialidades das TIC no Ensino das Ciências Naturais, nomeadamente no que respeita ao empenho, motivação, rigor e aprendizagem dos alunos. Durante a leccionação do conteúdo Dinâmica Interna da Terra foram aplicadas diversas estratégias baseadas na utilização das TIC: 1) Projecções de vídeos educativos; 2) Projecção de imagens em PowerPoint; 3) Elaboração de trabalhos em PowerPoint; 4) Resolução de fichas formativas digitais; 5) Pesquisa na Internet; 6) Entrega do trabalho de casa utilizando o correio electrónico; 7) Realização de um documentário; 8) Criação e dinamização de um blog da disciplina; 9) Disponibilização dos melhores trabalhos no blog da disciplina.
A avaliação dos resultados foi feita mediante a análise quantitativa e qualitativa de questionários aplicados aos alunos, após a realização de cada conjunto de estratégias apoiadas na exploração das TIC, e, ainda, através da análise qualitativa dos diversos trabalhos elaborados pelos alunos, incluindo a ficha de avaliação. Os resultados do estudo revelaram melhorias no que respeita ao comportamento, à motivação, ao aproveitamento e à aquisição de competências específicas, gerais, tecnológicas e de atitude.
Entre os resultados obtidos são de destacar os seguintes: 1) os alunos ansiaram pela ida para a sala de informática e lamentaram que a mesma não estivesse disponível com maior frequência; 2) consideraram que as aulas passavam rapidamente; 3) gostaram do trabalho de grupo realizado com a utilização dos computadores; 4) desejaram que lhes fossem propostos mais trabalhos em grupo, mais realizações em PowerPoint e de pesquisa na Internet; 4) interiorizaram a noção de que o seu trabalho divulgado no blog poderia ser avaliado por um número elevado de pessoas, o que lhes aumentou o sentido de responsabilidade e de brio nas suas realizações.

Entre as razões que me levaram a seleccionar o artigo, “Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais - um estudo de caso”, destacam-se as seguintes: 1) o tema abordado adequa-se ao grupo 520; 2) descreve, avalia e reflecte sobre a aplicação das TIC na realidade da escola portuguesa contemporânea (o estudo realizou-se em 2008), na qual desejo ensinar; 3) é passível de ser replicado por mim, isto porque, por um lado, terei acesso à amostra - uma turma, trata-se de um estudo de caso -, e, por outro lado, os recursos logísticos necessários à replicação são acessíveis e creio que já se encontram presentes na maioria das escolas portuguesas; 4) tratar-se de um estudo que, apesar de exploratório, produziu conhecimento útil, motivador e que se encontra gratuitamente disponível na Internet; 5) é um estudo inovador, especialmente, no que respeita à criação e dinamização do blog da disciplina e à disponibilização das melhores produções dos alunos no blog. No artigo em questão, entre os diversos e bons resultados conseguidos, mediante a utilização das TIC, aqueles que poderão ser os mais tranquilizadores, pelo menos, no sentido clássico, serão o aumento em 10% da média da turma, calculada com base nas classificações obtidas na ficha de avaliação e o facto de nenhum aluno ter obtido classificação negativa. Estes resultados indicam que a integração das TIC nas práticas educacionais melhorou o processo de ensino e aprendizagem.
Na minha opinião, é inquestionável que as TIC constituem ferramentas poderosas que podem e devem ser incluídas no processo de ensino e aprendizagem, não só porque são apelativas, motivadoras e desafiantes, mas também, e fundamentalmente, porque são cada vez mais as publicações a atestar que o recurso às mesmas melhora a aprendizagem dos alunos. Pessoalmente, conforta-me o facto de os alunos referirem, no estudo em causa, que o ensino das ciências com recurso às TIC é mais divertido e motivador. No entanto, a excelência que os alunos procuraram e a dedicação que demonstraram nos trabalhos a publicar no blog, superam os desejos legítimos de obter boas classificações ou de ser apreciados pela comunidade educativa local, constituindo antes um acto de preocupação, de cuidado e de generosidade para com os muitos outros que poderão a aceder ao blog. Esta potencialidade do blog, de suscitar nos alunos importantes valores humanos, foi o resultado que mais me motivou, enquanto docente, para a futura utilização do blog.
As principais condições necessárias para replicar o estudo são: 1) o acesso a uma sala de informática com suficiente número de computadores ligados à Internet; 2) a existência de computadores com acesso à Internet em casa de cada um dos alunos, ou pelo menos, na biblioteca pública local; 3) o conhecimento por parte dos professores das TIC, do seu modo de aplicação, sob o ponto de vista técnico e pedagógico.

Sem comentários:

Enviar um comentário