Caros Apreciadores das ICT and Science Teaching sejam muito Bem-Vindos

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terça-feira, 11 de maio de 2010

Blog - an ICT tool improving Science Teaching. Texto de Francisca Carvalho

Na tese de Monteiro (2007) é descrito um estudo de caso, de natureza qualitativa, implementado numa escola do Litoral Alentejano a uma turma de 7º ano de escolaridade, do Ensino Básico, com o objectivo de analisar as potencialidades das TIC, especificamente, da pesquisa na Internet, enquanto potenciador da criação de uma comunidade de aprendizagem (CA) e da utilização pedagógica do blog enquanto recurso partilhado, pela CA, e palco de interacções para a construção colaborativa de conhecimento, no Ensino das Ciências Fisico-Químicas. Os alunos trabalharam em grupos, realizando as actividades de 1) pesquisa na Internet, 2) recolha de informação, 3) redacção e publicação de textos, 4) discussão on-line e offline. A comunicação inter-grupos foi efectuada e potenciada mediante a utilização do blog de turma. Da análise de resultados verificou-se que os alunos reconheceram que o blog foi facilitador e potenciador das suas aprendizagens, que os uniu enquanto elementos, relevantes e interdependentes, de uma comunidade de aprendizagem (CA) e que, na ausência dos manuais escolares, a construção e estruturação do seu elemento de estudo, de forma clara e acessível a todos, é difícil e morosa. De entre as conclusões do estudo, em causa, destacam-se: o papel crucial do professor na monitorização do blog e no questionamento aos alunos; a utilização do blog no estimulo ao pensamento crítico e à melhoria da literacia científica e digital, nomeadamente, no que respeita à pesquisa e selecção de informação, em resposta a questões específicas, à comunicação oral, escrita e argumentativa e à colaboração competente em actividades de valor social (Monteiro, 2007). O blog é um tipo de Web page que pode ser criado e mantido facilmente, usando um Web browser, incluir fotografias, gráficos, vídeos, ficheiros áudio, etc. Todos podem publicar na Web utilizando o blog, incluindo as crianças, adolescentes e jovens que, geralmente, optam por usar os blogs como ferramentas para socializar, incorrendo, frequentemente, no risco de se expor em demasia. Estes factos, embora reais, não retiram ao blog as suas potencialidades enquanto ferramentas ao serviço do ensino-aprendizagem. Actualmente, o blog é a ferramenta interactiva de leitura/escrita mais utilizada; permite ao autor/autores encetar conversações, adicionar informação, publicar instantaneamente na Internet, conduzindo à construção de uma inteligência colectiva. Inúmeros professores utilizam o blog, nas suas aulas, porque: 1) estimula o pensamento crítico, analítico, criativo, intuitivo, associativo e analógico; 2) aumenta o acesso e a exposição a informação de qualidade; 3) combina a melhor reflexão solitária com a interacção social (Richardson, 2009). É importante informar os encarregados de educação sobre o que é e como funciona o blog, as vantagens que traz ao ensino-aprendizagem e sobre o grau de envolvimento dos seus educandos na actividade. Considera-se indispensável obter o consentimento favorável dos encarregados de educação antes que os alunos interajam no blog, sendo necessário salvaguardar a sua segurança, não revelando a localização da escola, informações íntimas ou identificadoras dos alunos, como o nome completo, fotografias e endereços electrónicos (Richardson, 2009). Muitos professores, atendendo à menor idade dos seus alunos e à possibilidade de serem publicados no blog comentários inadequados por elementos exteriores à comunidade escolar, têm optado por vetar o acesso ao blog a elementos exteriores (Richardson, 2009). A iliteracia em TIC e na sua utilização pedagógica, a escassez de infra-estruturas e de recursos económicos têm sido indicadas como sendo as barreiras mais significativas à utilização das TIC (Organization for Economic Co-operation and Development, 2005). No contexto escolar português têm sido apontados condicionalismos como: computadores lentos, software desactualizado, falha no acesso à Internet, espaço físico desadequado, difícil acesso à sala de informática, impossibilidade de reajuste da distribuição dos tempos lectivos em função do trabalho em curso (Monteiro, 2007; Martinho & Pombo, 2009).

Referências bibliográficas

Martinho, T. & Pombo, L. (2009). Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais – um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 8 (2), 527-538. [online] [consult 11-5-2010]. Disponível em:
http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen8/ART8_Vol8_N2.pdf

Monteiro, V. C. N. M. C. (2007). Emergência de comunidades de aprendizagem em contexto de educação em Química mediada pela Intranet. Um estudo de caso no 3º ciclo do ensino básico. Tese de Mestrado, Universidade Aberta, Lisboa. [Online] [consult 11-05-2010] http://repositorioaberto.univ-ab.pt/bitstream/10400.2/742/1/LC250.pdf

Organization for Economic Co-operation and Development (2005). E-learning in Tertiary Education WHERE DO WE STAND? Paris: OECD Publishing

Richardson, W. (2009). Blogs, Wikis, Podcasts and Other Powerful Web Tools for Classrooms - 2nd Edition. California: Corwin Press.

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